Transposição (ou modulação) significa mudança de tonalidade. Apenas relembrando, nós já sabemos como descobrir a tonalidade de uma música. Basta observar os seus acordes, pois eles dizem quem é o campo harmônico em questão e, portanto, informam qual escala podemos utilizar para improvisar ou fazer arranjos.
Porém, muitas músicas possuem mais de uma tonalidade, ou seja, elas mudam de um campo harmônico para outro.
Por exemplo, digamos que uma música possua os acordes C, Em, F, G, Am. Podemos concluir rapidamente que a tonalidade dessa música é Dó maior. Imagine agora que, no refrão, aparecessem os acordes Bb, Gm e Dm. Esses acordes pertencem ao campo harmônico de Fá maior, não de Dó maior. Ou seja, no refrão a tonalidade dessa música mudou, então dizemos que houve uma “modulação” nessa parte.
Do ponto de vista da improvisação, utilizaríamos a escala de Fá maior no refrão, já que a tonalidade ali está em Fá maior.
Diferenças entre modulação e transposição
As modulações podem ser curtas, ou seja, duram pouco tempo e logo já retornam à tonalidade original; ou podem se estender por muito tempo, mudando definitivamente a tonalidade da música.
Quando a música modula e não volta mais à sua tonalidade inicial, dizemos que houve uma transposição. Essa definição, porém, não é universal; muitos músicos chamam qualquer modulação de transposição e vice-versa. O importante é entender que, na essência, modular ou transpor são a mesma coisa: mudar a tonalidade.
Existem muitas maneiras de se fazer uma modulação, e iremos estudar isso em tópicos mais avançados. Nosso objetivo aqui é apenas introduzir o conceito, pois iremos mencionar essa palavra muitas vezes daqui para a frente.
Como você viu, não há nenhum mistério. Ao longo de nossos estudos você vai aprender muitos recursos e formas diferentes de explorar esse tema.
Para dominar estilos mais complexos como jazz ou bossa-nova, esse conhecimento vai ser fundamental. Até mesmo para quem só quer tocar músicas populares (que não costumam ter modulações) esse estudo é interessante.
Conhecimento nunca é demais, e quando ele vêm de maneira fácil, melhor ainda! Einsten já dizia: “A mente que se abre a uma nova ideia jamais retorna ao seu tamanho original“. Depois de um tempo estudando aqui no site, provavelmente você estará ouvindo e percebendo coisas que antes não notava. Isso aumentará sua percepção e seu prazer musical, sem dúvida.
Acompanhe também nossas videoaulas inscrevendo-se em nosso canal.
Ir para: Target Notes
Voltar para: Menu Módulo 6