Tonalidade é um termo que muitas vezes se confunde com a definição de tom (tom de uma música). Mas, a rigor, tom e tonalidade são coisas distintas. Observe abaixo:
Definição de Tonalidade
É um sistema específico de sons (escalas). Existe a tonalidade maior, menor natural, menor harmônica e menor melódica. Quando falamos a palavra “tonalidade”, estamos nos referindo a um desses sistemas, que são escalas associadas a campos harmônicos. Para compreender como se formam as tonalidades e como reconhecer cada tonalidade a partir dos seus acordes, leia este artigo.
Definição de Tom
É a nota onde se realiza a tonalidade. Como existem várias notas diferentes, podemos ter uma mesma tonalidade em diferentes tons; ou ter um mesmo tom com diferentes tonalidades.
Veja os exemplos abaixo (observe que “campo harmônico” é uma junção de tom com tonalidade):
Na prática, porém, essas duas definições se confundem. Ninguém diz: “Tom de Dó na Tonalidade Menor”. As pessoas geralmente abreviam para “Tom de Dó menor”, ou “Tonalidade de Dó menor”. Portanto, esses termos acabam tendo o mesmo significado na prática. Não esquente a cabeça com essas sutilezas, a menos que queira prestar uma prova para o vestibular de música ou algo parecido.
Acompanhe nossas videoaulas inscrevendo-se em nosso canal.
Ir para: Tons homônimos
Voltar para: Menu Módulo 7