Agora iremos considerar outro recurso de rearmonização: a substituição de acordes. Se você não leu nosso artigo anterior, sugerimos que comece por aqui.
Como substituir acordes de mesma função harmônica
Essa estratégia se resume a trocar um acorde por outro que tenha a mesma função harmônica que ele. Vamos trabalhar isso em cima da música “Atirei o pau no gato”.
C
Atirei o pau no gato – to
Dm
Mas o gato – to
C
Não Morreu – reu – reu
F
Dona Chica – ca
C
Admirou-se – se
G7
Do berro
C
Do berro que o gato deu: Miau !
Ouça no Guitar Pro: rearmonização1.gpro (para abrir o arquivo é preciso ter o software instalado)
Antes de mais nada, vamos resumir aqui as funções de cada acorde do campo harmônico de Dó maior (que é a tonalidade dessa música):
Acordes de função tônica: C, Em, Am
Acordes de função dominante: G7, Bm7(b5)
Acordes de função subdominante: Dm, F
Já aprendemos que dois acordes de mesma função harmônica podem ser trocados um pelo outro sem modificar a sensação harmônica do trecho. Então vamos experimentar algumas trocas.
Na função tônica, vamos trocar o C que está em cima da letra “morreu-reu-reu” por Am, e o C que está em cima de “admirou-se-se” vamos trocar por Em.
Na função subdominante, vamos trocar de lugar o Dm e o F onde eles aparecem.
Na função dominante, vamos colocar Bm7(b5) no lugar de G7.
Experimente tocar e cantar essa música com esses novos acordes:
C
Atirei o pau no gato – to
F
Mas o gato – to
Am
Não Morreu – reu – reu
Dm7
Dona Chica – ca
Em
Admirou-se – se
Bm7(b5)
Do berro
C
Do berro que o gato deu: Miau !
Ouça como ficou essa nova harmonia no guitar pro: rearmonização2.gpro
O que achou? Sentiu algum problema? Essa é a prova de que podemos fazer essas trocas com liberdade. Claro que nem sempre a melhor opção é essa; às vezes a melodia pede outra coisa. Temos que estar sempre atentos à melodia, é ela que manda!
Pegue músicas que você conhece e experimente brincar trocando de lugar os acordes de mesma função harmônica. Pratique isso para abrir sua visão e seu ouvido. Além do campo harmônico natural, você pode experimentar acordes dos campos menor harmônico e menor melódico também. Confira abaixo as opções:
Agora iremos partir para outra abordagem na parte 3 desse tópico de rearmonização (substituição do modo grego).
Ir para: Substituição do modo grego
Voltar para: Menu Módulo 11