Para aprender partitura, você precisa primeiro aprender o que é uma pauta e conhecer as principais claves musicais: a clave de sol, de fá e de dó. A clave de sol é a mais comum, usada pelos instrumentos mais populares. O problema é que muita gente ensina a pauta já mostrando as figuras musicais, as técnicas, as linhas suplementares, a fração de compasso, tudo ao mesmo tempo, criando uma confusão na mente do aluno.
Como resultado, o aluno acaba ficando com um certo “trauma”, e o desenho da clave de sol (ou qualquer outra) acaba servindo só para enfeite, tatuagem ou adesivo; não se torna algo prático e útil para você.
É muito importante primeiro tentar ignorar qualquer bloqueio que você já tenha sobre o assunto. Se você já tentou estudar partitura e ficou confuso, tente esquecer esses conceitos para recomeçar agora do zero, de maneira clara e objetiva. Nós preparamos um curso exclusivo em videoaulas para acabar com as dificuldades no aprendizado da partitura, com um nome bem sugestivo: Descomplicando a Partitura. Clique aqui para ver todos os detalhes.
Para conhecer nosso curso completo de música clássica para piano, com todos os detalhes em videoaulas, clique aqui!
Iniciando na Clave de Sol
Toda a partitura acontece em torno na pauta musical, que nada mais é do que um conjunto de linhas como esse:
No exemplo acima, você deve ter reparado que cada linha representa uma nota e cada espaço também representa uma nota.
Mas como saber qual a nota de cada linha ou espaço? Para isso que existem as claves musicais. Dependendo da clave, a localização das notas será diferente.
A clave mais usada para violão, piano e voz é a clave de Sol.
Ela recebeu esse nome porque informa que a nota que estiver sobre a segunda linha se chamará Sol. Note como o próprio desenho da clave começa na 2º linha (indicação em vermelho na figura abaixo). Muito bem, agora que você já sabe onde está o Sol, poderá registrar todas as outras notas seguindo a lógica: sol, lá, si, dó, ré, mi, fá…da esquerda para a direita:
Obs: Você já deve ter percebido que a primeira coisa que você tem que saber para ler uma partitura é a sequência de notas (dó, ré, mi, fá…), de cor e salteado, de trás para frente e de frente para trás!
Agora vamos esclarecer qual é a relação desses pontinhos no papel com o instrumento. Na figura abaixo, estão representadas as oitavas de um piano comum. Perceba como cada Dó tem uma posição diferente na pauta, dependendo da oitava em que se encontra. Utilizaremos um número ao lado da letra C para dizer em qual oitava ele está:
Obs: Esse Dó central (C4) é o Dó que se localiza bem no meio do teclado ou piano. Para você se localizar ainda mais, vamos ampliar a oitava destacada em vermelho (Dó central) e mostrar a correspondência das notas do instrumento com o registro na pauta:
No violão, o Dó central situa-se na terceira casa, quinta corda:
Obs: A partitura para o violão está deslocada de uma oitava em relação ao piano. Na realidade, o Dó central do piano corresponde à altura da nota Dó na segunda corda do violão. Essa definição deslocada foi escolhida para facilitar a escrita, pois se não fosse assim, a escrita no violão precisaria de muitas linhas suplementares para representar os acordes mais simples e comuns.
Quer continuar esse estudo? Veja em vídeo aulas com exercícios!