Harmonia blues avançada

harmonia bluesAgora que já aprendemos a dar um colorido especial ao blues na improvisação, chegou a hora de explorarmos a harmonia do blues.

Se você caiu nesse tópico de paraquedas, primeiro aprenda o que é um blues e siga os conteúdos aqui no site com calma.

Iremos ver aqui as origens do jazz, como ele se formou a partir da estrutura do blues. Mesmo para quem não gosta do estilo, vale muito a pena fazer esse estudo, pois a estrutura do blues permite inúmeras substituições, cadências e trabalhos harmônicos, tantos que não caberiam em um único livro.

Pois bem, vamos começar com o básico. A definição de blues, como já vimos, está ligada a 12 compassos bem determinados. Veja abaixo um exemplo de blues em Lá:

            I                      IV                     I                       I   

|         A7         |         D7         |         A7         |         A7          |

            IV                   IV                     I                       I   

|         D7         |         D7         |         A7         |         A7          |

            V                    IV                     I                       V  

|         E7         |         D7         |         A7         |         E7          |

 

 Já conhecemos essa estrutura, ela é um dos arranjos mais básicos de blues. Vamos começar a “brincar” então com essa harmonia, utilizando alguns conceitos que já sabemos.

Incrementando a harmonia do blues

Primeiro, vamos trabalhar no quarto compasso. Observe como partimos de A7 e caímos em Ré, ou seja, A7 está atuando como dominante V7 de Ré. Podemos deixar essa cadência mais fluida transformando essa passagem em uma progressão II – V – I. Para isso, no quarto compasso colocaremos o acorde Em7 antes de A7. Assim, ficamos com Em7 – A7 – D.

 Agora repare que ficamos dois compassos consecutivos em D7 (quinto e sexto compassos). Como iremos retornar para o primeiro grau no sétimo compasso, fica legal colocar um acorde diminuto no sexto compasso.

Utilizaremos o diminuto que serve como substituto de D7. Quem é ele? Já estudamos isso! Ele se localiza um semitom acima do dominante, ou seja, vai ser D#°. Veja abaixo como ficou a estrutura com essas primeiras alterações:

             I                     IV                     I                  IIm7   V7   

|         A7         |         D7         |         A7         |     Em7   A7   |

            IV                   IV                     I                       I   

|         D7         |        D#º       |         A7         |         A7          |

            V                    IV                     I                       V  

|         E7         |         D7         |         A7         |         E7          |

 

Muito bem, já está ficando interessante! Agora seremos um pouco mais ousados. A partir do oitavo compasso (que antecede o “clímax” da música), faremos uma sequência de dominantes. Repare que depois de A7 (no oitavo compasso) caímos em E7 (nono compasso). Nossa intenção é colocar o dominante V7 de Mi antes de cairmos em E7. Oras, o dominante V7 de Mi é B7.

Podemos ampliar mais ainda essa ideia tocando o dominante V7 de Si antes disso, que é F#7. Então, nossa brincadeira vai ser colocar F#7 no oitavo compasso no lugar de A7, pois A7 já está presente no compasso anterior, e então continuamos essa sequência de dominantes colocando B7 e E7 no nono e décimo compassos. Veja como ficou:

             I                     IV                     I                  IIm7   V7   

|         A7         |         D7         |         A7         |     Em7  A7   |

           IV                    IV                     I                       I   

|         D7         |        D#º       |         A7         |         F#7       |

            V                    IV                     I                       V  

|         B7        |         E7         |         A7          |         E7          |

 

Repare que, já que estamos em E7, aproveitamos para cair em A7 no 11° compasso, pois E7 é o dominante V7 de Lá. Com isso, acabamos omitindo a passagem por D7 no décimo compasso; ele acabou ficando de fora dessa progressão toda.

Como resultado, ficamos com a progressão F#7 – B7 – E7 – A7, ou seja, fechamos um ciclo de quartas começando em F#7 e terminando em A7.  Interessante, não?!

Bom, como a música finaliza com E7 antes de recomeçar tudo, podemos repetir essa brincadeira nos dois últimos compassos. Ou seja, que tal colocar F#7 depois de A7 dentro do 11° compasso e B7 antes de E7 no último compasso? Vai ficar uma progressão idêntica à anterior, só que mais rápida, pois aqui estamos colocando dois acordes por compasso! Confira abaixo:

             I                     IV                     I                  IIm7   V7   

|         A7         |         D7         |         A7          |     Em7  A7    |

           IV                    IV                     I                       I   

|         D7         |        D#º       |         A7          |         F#7        |

            V                    IV                     I                       V  

|         B7        |         E7         |       A7  F#7     |     B7    E7     |

 

Muito bem, nosso blues já está bastante “mexido”. Estamos saindo do som tradicional do blues e caminhando em direção ao jazz. Vamos continuar essa turnê!

Já sabemos que, no campo harmônico maior, o primeiro grau possui a mesma função harmônica do terceiro grau (IIIm7).

Realmente, na prática esses graus possuem duas notas em comum. Compare Lá maior e Dó# menor. Ambos possuem as notas E e C#. Então podemos experimentar uma substituição. Seria muito pertinente substituir A7 por C#m7 no sétimo compasso, pois o próximo acorde da sequência é F#7 (que está atuando como V7 de Si).

Dessa forma, C#m7 serviria como segundo cadencial da progressão II – V – I formada por C#m7 – F#7 – B. Então vamos efetuar essa alteração de C#m7 no lugar de A7 no sétimo compasso e fazer o mesmo no 11° compasso:

             I                     IV                      I                     IIm7   V7   

|         A7         |         D7         |          A7             |     Em7  A7   |

           IV                    IV                      I                            I   

|         D7         |        D#º       |       C#m7         |         F#7       |

           V                     IV                      I                            V  

|         B7        |         E7         |      C#m7 F#7   |      B7    E7    |

      

Para “amaciarmos” um pouco mais essa harmonia, podemos fazer o B7 do nono compasso virar Bm7, pois assim teríamos mais uma progressão II – V  (Bm7 – E7). Além disso, vale a pena destacar que a passagem de F#7 para Bm7 abriria espaço para uma escala menor harmônica na improvisação. Podemos repetir essa ideia no último compasso, já que a progressão é a mesma. Ficamos então com:

             I                      IV                         I                       IIm7   V7
|          A7         |         D7           |           A7            |        Em7   A7   |

           IV                     IV                        I                             I           
|          D7         |        D#°         |        C#m7         |          F#7          |

            V                     IV                         I                             V
|        Bm7        |         E7          |  C#m7  F#7      |      Bm7   E7     |

 

Já que estamos tornando essa harmonia bastante tonal, podemos caprichar ainda mais transformando os acordes C#m7 em acordes C#m7(b5), pois essa extensão é típica de cadências II – V – I que resolvem em acordes menores (lembrando que nossa resolução aqui está sendo em Bm7).

Além disso, outra extensão muito comum nessas progressões que resolvem em acordes menores é a nona bemol no acorde dominante. Assim, incrementamos as cadências II – V – I que antes eram C#m7 – F#7 – Bm7 fazendo : C#m7(b5) – F#7(b9) – Bm7.

             I                      IV                                I                           IIm7   V7
|          A7         |         D7          |                  A7                |        Em7   A7   |

           IV                    IV                                I                                  I           
|          D7         |        D#°        |          C#m7 (b5)          |        F#7 (b9)   |

            V                    IV                                 I                                 V
|        Bm7        |        E7          |  C#m7(b5)  F#7(b9)   |      Bm7   E7    |

  

Harmonizando o blues com tons vizinhos e AEM

Vamos aplicar agora o conceito de tons vizinhos. Como o primeiro grau desse blues é Lá maior, o homônimo é Lá menor. O quarto grau da tonalidade de Lá menor é Ré menor. Já estudamos esse assunto e comentamos que o quarto grau menor (IVm6) é muito usado em diversas canções e estilos diferentes!

Então vamos reorganizar essa harmonia tirando o D7#° do sexto compasso e colocando ele no quinto, junto com D7, abrindo espaço no sexto compasso para aparecer o Dm6 (lembrando que esse espaço originalmente era pra conter D7). Assim, incluímos um acorde de empréstimo modal na jogada! Ele está sendo emprestado do modo homônimo. Essa progressão D#° – Dm6 – C#m7(b5) ficou interessante, pois o baixo caminhou cromaticamente de D# até C#.

 

            I                      IV                                I                           IIm7   V7
|          A7         |         D7          |                  A7                |        Em7   A7   |

           IV                    IV                                I                                  I           
|      D7  D#°   |        Dm6       |          C#m7 (b5)          |        F#7 (b9)   |

            V                    IV                                 I                                 V
|        Bm7        |        E7          |  C#m7(b5)  F#7(b9)   |      Bm7   E7    |

  

Uau, quantas modificações! Já está cansado?! Espero que não, pois ainda vamos fazer mais uma brincadeira: incluir os subV7 nessa dança!

Harmonizando o blues com acordes SubV7

Podemos usar e abusar dos subV7, afinal temos vários dominantes V7 nessa harmonia. Então vamos lá, mostraremos algumas ideias e a explicação logo abaixo:

 

             I                         IV                                 I                          IIm7          V7
|          A7            |          D7         |                    A7                |      Em7    Eb79(b5)      |

            IV                      IV                                 I                                        I           
|      D7  D#°      |        Dm6       |   C#m7 (b5)   G7b5      |      F#7 (b9) C79(b5)   |

             V                      IV                                 I                                        V
|    Bm7   F7b5   |         E7          |  C#m7(b5)  F#7(b9)   |             Bm7   E7           |

 

  • No quarto compasso, substituimos A7 pelo seu subV7 que é Eb7. Utilizamos algumas extensões muito usadas para esse subV7, que são a 9ª e a 5ª bemol. O acorde ficou então Eb79(b5).
  • No sétimo compasso, utilizamos o subV7 de C#7 (G7b5) para anteceder o F#7.
  •  Logo depois, utilizamos o subV7 de F#7 (C79b5) para anteceder Bm7.
  •  No nono compasso, acrescentamos o subV7 de B7 (F7b5) para anteceder E7.

Cruz credo!! Isso aqui já está ficando uma salada de frutas!

Harmonia blues com acordes complexos

Que tal dar agora uma salpicada de nonas, quartas e décimas terceiras em alguns acordes que ainda estão “quadrados”, para ficar tudo redondinho e bonito?! Fique à vontade para temperar ao seu gosto! Já ensinamos como fazer isso em outros tópicos. Nossa obra de arte final então ficou assim:

             I                           IV                                 I                              IIm7          V7

|        A7(9)          |       D7 (13)        |                A7 (9)             |      Em7    Eb79(b5)      |

            IV                          IV                                 I                                           I           
|      D7  D#°       |         Dm6          |   C#m7 (b5)   G7b5      |      F#7 (b9) C79(b5)    |

             V                          IV                                 I                                           V
|    Bm7   F7b5    |       E7 (11)        |  C#m7(b5)  F#7(b9)   |              Bm7   E7            |

 

Que beleza! Quanto suco saiu dessa fruta heim?! Imagine a quantidade de possibilidades e combinações que podemos criar!

Meu amigo, foi assim que o blues deu origem a vários outros estilos! Aqui, nós fizemos uma rearmonização de uma forma primitiva de blues e transformamos essa estrutura em um jazz. Para que essa harmonia soe como jazz, basta tocar com suingue. Falaremos mais especificamente sobre o ritmo jazz em outros artigos, para que você mate de vez esse leão! Por enquanto, já demos muitas ferramentas para você destruir nas harmonias e improvisos.

1.700 palavras depois…

Imagine só quantos recursos podemos aplicar em cima dessa harmonia na hora de fazer um solo! Mescle todo esse conhecimento com técnicas, clareza, feeling e você será um músico excepcional.

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