Definição
Primeiramente, antes de compreender o funcionamento do instrumento, é importante saber a origem do termo. Guitarra é um instrumento musical derivado do violão.
O nome “guitarra” pode se referir a uma série de instrumentos de corda, inclusive ao próprio violão (o termo “guitar” no inglês, por exemplo, possuiu muitas variações, como: “electric guitar”, “acoustic guitar”, etc.).
Portanto, apesar do termo guitarra ser considerado como uma abreviação de guitarra elétrica no Brasil, não se surpreenda se vir esse termo se referindo a outros instrumentos também em países como Portugal ou países de língua inglesa.
Motivação
Uma das motivações para a invenção da guitarra elétrica foi o fato do violão clássico ser muito “tímido” para contribuir com a música produzida por algumas bandas, o que começou a ficar evidente nos concertos de música por volta de 1880.
Curiosidades
A guitarra foi inventada de forma independente por muitas pessoas por volta dos anos 1920 – 1930, mas as guitarras de madeira maciça passaram a ser projetadas e aperfeiçoadas mesmo a partir dos anos 1940. Um técnico especializado em consertar rádios chamado Leo Fender (sim, esse foi o fundador da marca Fender) foi o primeiro a produzir em escala comercial guitarras de corpo sólido, que ele batizou de Broadcaster (nome que seria mudado depois para Telecaster). Para concorrer com a Fender, a fábrica de instrumentos Gibson, que já produzia violões elétricos com captadores na época, convidou o músico Les Paul para redesenhar um modelo desenvolvido por ele. Há quem diga que no meio dessa “briga” houve também a influência de um músico e eletrotécnico brasileiro chamado Adolfo Nascimento (Dodô), que estava tentando amplificar seu cavaquinho com o uso de captadores juntamente com seu amigo Osmar Macedo. A consequência foi o surgimento do “Pau Elétrico” em 1944. Algumas pessoas defendem que essa invenção chegou nas mãos de norte-americanos depois que alguns marinheiros passaram pela Bahia, influenciando também o desenvolvimento da guitarra que conhecemos hoje.
Se você quer conhecer algumas marcas e modelos, confira mais informações nos artigos: Marcas de guitarra e Modelos de guitarras.
Logo depois de serem inventadas, as guitarras ficaram muito populares e a pesquisa por online guitar lessons começou a crescer no mundo todo.
Como funcionam as Guitarras?
O princípio de funcionamento do instrumento está na captação das frequências de vibração das cordas por meio dos captadores. Ímãs, enrolamentos e circuitos localizados próximos às cordas em diferentes partes do corpo da guitarra transmitem sinais (com as frequências) para serem amplificados e reproduzidos pelos amplificadores.
O que define o Timbre
Existem diversos fatores que definem o timbre de uma guitarra. Entre eles, podemos destacar:
- Os tipos de madeira que constituem o instrumento;
- O tipo e a qualidade dos captadores (juntamente com a localização dos mesmos);
- O diâmetro, a qualidade e a idade das cordas.
Outro detalhe importante é que o timbre está condicionado à qualidade de outros equipamentos, como cabo e amplificador. Equipamentos de baixa qualidade podem comprometer o som puro e original do instrumento, então isso precisa ser sempre levado em consideração.
Para mais detalhes sobre esse assunto, confira nossos artigos: madeiras de guitarra e captadores de guitarra.
Novos Estilos Musicais
A evolução e a popularização da guitarra elétrica estimularam também a criação de novos estilos musicais que giravam em torno do instrumento, como o rock e suas variações. Por ter um som forte, ela tornou-se muito popular na sua utilização em solos nos mais diversos contextos. Uma das características da guitarra é justamente sua versatilidade, por poder transmitir diferentes sensações quando utilizada como instrumento harmônico (bases e acordes) ou melódico (solos e vozes).
Partes do instrumento
- Mão ou cabeça
- Tarraxas
- Pestana
- Traste
- Casa
- Captador
- Escudo
- Chave seletora de captadores
- Ponte
- Corpo
- Braço
- Potenciômetros
Confira também nosso artigo sobre o que faz um guitarrista ser bom.