A gaita, também chamada de harmônica ou gaita de boca, é um instrumento com as mesmas características de qualquer outro, pois permite tocar notas musicais, acordes, etc.
Já me deparei com diversos alunos falando que queriam aprender a tocar gaita, motivados e ansiosos para tocar como Bob Dylan, Alanis Morissette, Bono Vox, Humberto Gessinger, entre outros.
Mas a arte de tocar gaita não se resume a soprar ou aspirar de qualquer maneira, como os “gaitistas” mencionados acima. Existem técnicas, embocadura e muitos outros detalhes a serem aprendidos.
Para conhecer nosso curso completo de gaita online para iniciantes, com todos os detalhes em videoaulas, clique aqui! ?
Popularmente, temos dois tipos de gaita: a gaita diatônica e a gaita cromática.Se você está lendo este texto, saiba que poderá tocar muito mais que todos estes juntos! Ou melhor, saiba que você aprenderá a tocar gaita de verdade e sem nenhum segredo nesse tópico! Então vamos lá…
Gaita Diatônica
Gaita Cromática
A gaita diatônica é aquela vendida por tons (gaita em Sol, em Mi, etc.). Já a gaita cromática de 64 vozes é vendida com apenas um tom (dó maior) e pode produzir qualquer outro tom graças a sua chave.
O ideal para o iniciante é começar com a gaita diatônica e depois passar para a gaita cromática. Mais para frente explicarei o motivo.
Como escolher sua primeira gaita de boca
Apenas recapitulando, na gaita diatônica faltam algumas notas e existem muitos efeitos a serem aprendidos, enquanto na gaita cromática você encontrará todas as notas prontinhas e seus acidentes (basta acionar a chave lateral para executá-los). Ou seja, se você aprender a tocar primeiro na gaita cromática, quando for tocar na gaita diatônica terá que reaprender. Agora, se for o contrário, bastará se adaptar. Além disso, para tocar na gaita cromática você precisará de um conhecimento maior de teoria musical. Por isso vamos começar a falar da gaita diatônica.
A gaita diatônica é vendida por tons, por isso que você vê por aí gaitistas profissionais com maletinhas cheias de gaitas.
A gaita em dó vem com sua escala (dó maior) já pronta (C D E F G A B C), a gaita em sol vem com a escala de sol maior (G A B C D E F# G) e por ai vai.
Ok, então qual tom começar a comprar?
O ideal é começar pela gaita em Dó maior (C), não por ela ter a escala mais “fácil”, mas sim porque ela é uma gaita de som “mediano”, que não é nem muito agudo nem muito grave. As gaitas em D, E e F são gaitas muito agudas e as gaitas em B, G e A são muito graves.
Se você começar com uma gaita aguda, será mais fácil de aprender os efeitos, porém não conseguirá passar facilmente para uma gaita mais grave. Já se começar com a gaita grave, poderá sentir falta de ar e com isso desanimar. Começando com a gaita mediana, esses problemas ficam reduzidos, pois é mais intuitivo se adaptar às outras alturas partindo da mediana.
Bacana, já sabemos então o porquê devemos começar com uma gaita diatônica em dó maior. Mas e agora, qual marca comprar?
Podemos optar por marcas nacionais ou importadas. Conheça abaixo algumas delas:
Nacionais:
Gaita Hering
Gaita Bends
Obs: A gaita da Bends não é mais fabricada, porém ainda é possível encontrá-la em algumas lojas.
Gaitas Importadas
Alguns exemplos de gaitas importadas são: Hohner, Suzuki, Lee Oskar, Dolphin (mostrarei uma ilustração de cada uma nessa ordem):
Bem, cada marca apresentada aqui possui vários modelos para iniciantes, intermediários e profissionais. Sugiro que você pesquise preços e informações para definir qual modelo se encaixa melhor no seu bolso. Apenas saiba que as gaitas mais baratas (para iniciantes) costumam não ter uma boa vedação, e isso dificulta a execução de algumas técnicas, podendo, em alguns casos, quebrar ou desafinar sua gaita devido o sopro forte, errado.
Ressalto que você não precisa ter preconceito com as marcas nacionais, pois também são excelentes.
Preparamos um curso exclusivo onde você vai aprender tudo sobre gaita de boca, desde a escolha do melhor modelo para começar até técnicas avançadas para tocar músicas difíceis com estilo, confira clicando aqui.
Por Rodrigo Brasileiro
Inscreva-se em nosso canal do Youtube e aprenda teoria musical de verdade.
Conheça também o canal de gaita do Rodrigo Brasileiro:
Voltar para: Descomplicando a Música