Figuras musicais

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Figuras musicais (ou figuras rítmicas) são símbolos utilizados para representar os tempos de uma música. Agora que já aprendemos a representação das notas na partitura, chegou a hora de estudarmos como os tempos são escritos. A duração de cada nota ou acorde numa partitura vai ser determinada pelas figuras rítmicas abaixo:

 Principais figuras musicais

figuras musicais

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 Legal, mas quanto tempo cada uma dessas figuras dura? Veremos isso agora. Primeiramente, saiba que nós acabamos de mostrar as figuras, em ordem, utilizando a seguinte lógica: cada figura musical apresentada dura metade do tempo da figura anterior. Ou seja, a Mínima dura metade do tempo da Semibreve. A Semínima, por sua vez, dura metade do tempo da Mínima e assim por diante. Vamos exemplificar: se atribuíssemos valores quaisquer a essas figuras, dizendo, por exemplo, que a Semínima vale 1, teríamos o seguinte:

 semibreve

Obs: escolhemos aqui o valor 1 para a Semínima apenas para termos uma referência. Vamos fazer isso ficar mais prático agora levando para a vida real. Digamos que o valor de uma Semínima seja de R$ 1,00. Isso significaria que:

 – a Colcheia vale R$ 0,50

– a Mínima vale R$ 2,00

– a Semicolcheia vale R$ 0,25

– etc.

Esse exemplo foi importante para introduzir a ideia de que em uma Semínima cabem 2 Colcheias ou 4 Semicolcheias ou 8 Fusas, etc. Observe abaixo:

seminima

Obs: repare que as figuras mais rápidas que a semínima aparecem ligadas, formando blocos que correspondem a uma semínima. Por exemplo, duas colcheias, uma ao lado da outra, semicolcheias, são ligadas da seguinte forma:   colcheias

Nesse diagrama, fica fácil de se observar como as figuras cabem dentro umas das outras. Repare que cabem 32 Fusas dentro de uma Semibreve. Portanto, se a Fusa representasse 1 segundo, uma Semireve representaria 32 segundos.

Legal, esse exemplo serviu para fins didáticos, mas como sabemos o tempo verdadeiro (em segundos) que cada figura representa? Como saber se a Fusa vale 1 segundo, por exemplo? Existe alguma definição quanto a isso?

Sim, existe. É óbvio que precisamos de uma referência de tempo para que essas figuras possam ter sentido. Essa referência quem vai dar é a própria música em questão. Por exemplo, digamos que você tenha baixado da internet uma partitura qualquer. Nessa partitura, vai estar escrito em algum lugar quanto tempo vale uma determinada figura (geralmente é informado o valor de uma Semínima) e o tempo das demais figuras você saberá por dedução.

 Esse tempo é dado em bpm (batidas por minuto), ou seja, se estiver escrito breve= 120, significa que uma Semínima vale 120 batidas por minuto. Dizer “120 batidas por minuto” significa dizer que a duração de cada batida ou nota é tal que cabem 120 dessas dentro de um minuto. Como um minuto possui 60 segundos, isso é o mesmo que dizer “cabem 2 batidas em um segundo”. Indo mais além, podemos concluir que uma batida/nota dura meio segundo nesse caso.

Ok, mas por que não dizemos então que uma Semínima vale meio segundo em vez de dizer que ela vale “120 bpm”? É porque os metrônomos trabalham com bpm. A melhor maneira de se tirar uma música a partir de sua partitura é ter um metrônomo ao lado onde você possa programar a duração das batidas. Nesse exemplo que acabamos de dar, você ajustaria o metrônomo para 120 bpm e utilizaria esse tempo (ouvindo o metrônomo) para cada semínima da música dessa partitura. Se alguma nota aparecesse com a figura de uma colcheia, você deixaria essa nota soando a metade do tempo de uma semínima.

 Por isso é importante treinar o seguinte (com um metrônomo): Coloque um andamento lento, por exemplo, 30 bpm (uma batida dura dois segundos nesse caso). Comece tocando uma nota por tempo, ou seja, toque no seu instrumento, bata palmas, estrale os dedos, bata o pé, enfim, cada vez que o metrônomo tocar uma batida. Depois, toque duas notas por tempo, ou seja, bata palmas cada vez que o metrônomo tocar e também bata palmas no intervalo entre uma batida e outra do metrônomo. Dessa forma você estará dobrando a velocidade de suas palmas. Depois, faça o mesmo tocando 4 notas por tempo (bata palmas 4 vezes cada vez que o metrônomo tocar uma vez). Repita esse exercício para outros andamentos (40 bpm, 50 bpm, etc.) e pratique as demais figuras também. Esse é um ótimo exercício. Em nosso curso completo de partitura, nós mostramos detalhadamente em videoaulas como você pode praticar, com exemplos práticos de como uma partitura se transforma em música no instrumento.

 Com um pouco de prática, você estará pronto para acertar a duração de uma determinada figura automaticamente quando ler uma partitura. Daremos outras dicas de exercícios em seguida, mas antes disso vamos aprender um pouco mais sobre a simbologia da partitura.

Blocos de figuras musicais

 Nós já vimos que as figuras mais rápidas que a semínima (como a colcheia, semicolcheia, etc.) aparecem ligadas em blocos quando há duas ou mais dessas figuras em sequência. Porém, muitas vezes aparecem em sequência figuras diferentes entre si, por exemplo: 2 semicolcheias e 1 colcheia. Nesse caso, sabemos que um bloco completo (que equivale a uma semínima) seria formado por 4 semicolcheias ou 2 colcheias. Observe:

 4 semicolcheias

 bloco de semicolcheias

  2 colcheias

 bloco de colcheias

 Mas, como 2 semicolcheias valem 1 colcheia, um bloco também pode ser formado por 2 semicolcheias + 1 colcheia. E como ficaria a representação desse bloco? Observe:

 bloco de seminimas

Repare que as duas semicolcheias estão ligadas a uma colcheia formando um bloco de 3 notas que equivale a uma semínima.

 Muito bem, vamos bagunçar um pouco mais então esse bloco. Imagine que ainda estamos com 2 semicolcheias e 1 colcheia, mas agora as semicolcheias não estão uma ao lado da outra. Digamos que a ordem seja: semicolcheia – colcheia– semicolcheia ao invés de semicolcheia – semicolcheia – colcheia. Nesse caso, a representação ficaria assim:

 figuras ritmicas

 Repare que a primeira nota está ligada à segunda nota com metade da simbologia de semicolcheia e metade da simbologia de colcheia:

semifusa

Isso significa que a primeira nota deve ser tocada como semicolcheia e a segunda como colcheia. O raciocínio é o mesmo para a última nota, que deve ser tocada como semicolcheia:

 figuras musicais em blocos

Obs: nas videoaulas isso fica mais fácil de visualizar e entender.

Legal, então é assim que representamos os blocos mistos (com diferentes figuras). Agora que já conhecemos as figuras musicais, a duração de cada uma e as representações para diferentes combinações dessas figuras, está na hora de aprender o que é um compasso.

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