Escalas relativas são as escalas que possuem as mesmas notas entre si e modo (maior ou menor) diferentes. Se você leu o artigo sobre improvisação, vai gostar de saber que as escalas relativas são muito utilizadas em improvisos, pois permitem mais ideias para o solo.
Todo improvisador que aprendeu a utilizar as escalas maiores e menores precisa aprender, logo em seguida, a utilizar as escalas relativas. Então vamos por partes:
O que é a escala relativa menor?
Pense em alguma escala maior, por exemplo, a escala de Dó maior. A escala relativa menor de Dó será a escala de Lá menor. Como regra, a escala relativa menor de uma escala maior é a escala menor do sexto grau dessa tonalidade. Falando assim parece confuso, mas é bastante simples na prática. Como estávamos em Dó, o sexto grau é Lá, então basta tocar Lá menor.
Obs: caso você ainda esteja meio perdido nessa questão dos graus, leia novamente o artigo “graus musicais”.
Bom, como você pode ver, não estamos aprendendo nenhuma escala nova aqui. Essa escala nada mais é do que a escala menor natural que já vimos, apenas estamos criando um vínculo do sexto grau em relação ao primeiro, e logo você vai entender o porquê disso.
Comparando duas escalas relativas
Se você pegar a escala de Dó maior e comparar com a escala de Lá menor, vai ver que elas possuem exatamente as mesmas notas. Ou seja, a escala maior possui uma escala relativa menor que é idêntica a ela. Incrível, não? Por isso o nome “relativa”. Compare abaixo, por exemplo, as escalas de Dó maior x Lá menor e Sol maior x Mi menor:
Escala Dó maior: C, D, E, F, G, A, B
Escala Lá menor: A, B, C, D, E, F, G
Escala Sol maior: G, A, B, C, D, E, F#
Escala Mi menor: E, F#, G, A, B, C, D
Isso é extremamente útil! Significa que podemos utilizar a escala de Lá menor para fazer um solo numa música cuja tonalidade é Dó maior. Ou seja, sempre que tivermos em uma tonalidade maior, podemos pensar em duas escalas: a escala maior dessa tonalidade e a escala relativa menor dessa tonalidade. Isso aumenta nossas opções na hora de pensar no solo.
Escala relativa maior
Da mesma forma, podemos pensar no inverso: toda tonalidade menor possui uma relativa maior. Essa relativa maior se localiza a um tom e meio acima da tonalidade menor. Por exemplo, um tom e meio acima de Lá é Dó. Portanto, a relativa maior de Lá menor é Dó maior.
Acordes relativos
Vale a pena destacar que esse conceito também existe para os acordes. O acorde relativo menor é o acorde de sexto grau da tonalidade maior em questão. Por exemplo, o acorde relativo menor de Dó é o acorde de sexto grau do campo harmônico de Dó maior, ou seja, Lá menor. Outro exemplo: suponha que a tonalidade seja Sol maior. A relativa menor de Sol será Mi menor.
Tente encontrar as relativas menores de todos os acordes ou escalas maiores. Depois, confira com a tabela abaixo:
Para que serve o conceito de acorde relativo?
A utilidade prática do conceito de acorde relativo nós explicamos em nossa apostila completa de teoria musical. Esse artigo é uma versão parcial do conteúdo da apostila.
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