Escala cromática

A escala cromática é uma escala formada pela sequência: semitom-semitom-semitom-semitom, etc. Isso mesmo, todas as notas possuem o intervalo de um semitom. Sendo assim, podemos concluir que essa escala possui 12 notas (todas as 12 notas disponíveis da música ocidental!). Confira abaixo a escala cromática de Dó:

C, C#, D, D#, E, F, F#, G, G#, A, A#, B

Desenho da escala cromática

escala cromatica

Cromatismo

Devido a essa característica peculiar, tornou-se comum utilizar o termo “cromatismo” para se referir a notas distanciadas por um semitom. Por exemplo, se um determinado solo possui as notas D, D#, E tocadas em sequência, diz-se que esse trecho possui um cromatismo.

Aplicação da escala cromática

Na prática, em contextos musicais, a escala cromática não costuma ser usada em toda a sua extensão. O que costuma ser utilizado são pequenos trechos de cromatismo. O efeito cromático é muito interessante e explorado por músicos de diversos estilos. O resultado sonoro produzido cria uma sensação de notas de passagem. Em nossa apostila de teoria musical completa você vai entender esse assunto melhor. Esse artigo que você está lendo é uma versão parcial do conteúdo da apostila.

Você verá cromatismo na apostila dentro dos estudos de Acorde Diminuto, Target Notes, SubV7, Jazz Bebop, entre outros. A partir de agora, a escala cromática passará a fazer parte de sua bagagem musical. Sua importância ficará mais evidente a cada nova aplicação.

Abordaremos todos esses assuntos também em videoaulas exclusivas no Youtube. Clique aqui para se inscrever no canal.

Ir para: Improvisação musical 

Voltar para: Menu Módulo 4