Cifra é uma notação para representar os nomes dos acordes. Já aprendemos que a nomenclatura básica para as notas é a seguinte:
C –> dó
D –> ré
E –> mi
F –> fá
G –> sol
A –> lá
B –> si
Agora iremos destacar que os acordes também são identificados com essa notação. Em uma cifra, o nome do acorde acaba recebendo o nome da nota fundamental (1º grau) do acorde. Por exemplo, um acorde formado pela tríade C, E, G é chamado de C (Dó). Confira nossa apostila de teoria musical completa para entender melhor esse assunto.
Geralmente, essa é a nota mais grave (que está no baixo) do acorde. Mas esse detalhe do baixo não é uma regra, pois o acorde pode estar invertido (não se preocupe com esse detalhe agora, pois estudaremos esse assunto profundamente em outros tópicos).
Significado da cifra nas músicas
Bom, é por isso que existe o termo “cifrar” uma música: significa escrever os acordes na ordem em que eles aparecem dentro da música. Geralmente isso é feito em cima da letra da música, mostrando o ponto certo em que o acorde deve ser tocado, como no exemplo abaixo:
C
Atirei o pau no gato – to
Dm
Mas o gato – to
C
Não Morreu – reu – reu
Procure decorar a simbologia das cifras que mostramos aqui caso ainda não saiba. Escreva num papel todas as notas utilizando sua representação e mentalize a qual nota cada letra se refere. Em pouco tempo essa leitura já estará automática. Para quem quer aprender músicas com cifras fáceis, confira essa lista.
Inscreva-se também em nosso canal do Youtube para acompanhar nossas videoaulas exclusivas.
Ir para: O que é um compasso
Voltar para: Menu Módulo 3