Como utilizar acordes suspensos?
Já aprendemos que um acorde suspenso é aquele que não possui a terça, ou seja, não pode ser classificado como acorde maior nem menor. Outra coisa que já vimos é que um acorde com quarta (nota de extensão) costuma aparecer como 4sus, pois a quarta acaba entrando no lugar da terça.
Para recapitular o conceito, confira nosso vídeo:
Porém, ainda não falamos sobre a aplicação desse tipo de acorde, pois faltava passar uma base teórica para isso. Agora que já estamos mais avançados, iremos ver os casos mais comuns onde esses acordes aparecem. Começaremos com um formato comum de acorde suspenso: V7sus4.
O acorde V7sus4
Esse tipo de acorde, conhecido como dominante com quarta suspensa, geralmente aparece substituindo o segundo cadencial. Observe no exemplo abaixo:
II V I
| Dm7 | G7 | C7M |
Nessa cadência, poderíamos colocar o acorde G7sus4 no lugar de Dm7, ficando com:
| G7sus4 | G7 | C7M |
Vamos entender o porquê disso:
Notas de G7sus4: G, C, D, F
Notas de Dm7: D, F, A, C
Repare que esses dois acordes possuem 3 notas em comum: C, D, e F.
Como eles são muito parecidos, um pode exercer a função do outro. Isso ocorre principalmente pelo fato do trítono do acorde G7 ter sumido quando retiramos sua terça (ele era formado pelas notas F e B, mas agora retiramos o B); portanto, o acorde G7 descaracterizou sua função de dominante ao ficar suspenso (G7sus). Além disso, é interessante observar que a nota B não pertence ao acorde Dm7, então sua retirada possibilitou uma semelhança ainda maior entre esses acordes.
Muito bem, então está explicado: o acorde G7sus4 não possui trítono e tem muitas notas em comum com o acorde Dm7. Podemos pensar em utilizá-lo como segundo cadencial quando a intenção for manter o baixo parado (baixo pedal) numa cadência II – V.
Se o acorde de resolução fosse Dó menor em vez de Dó maior no exemplo anterior, precisaríamos acrescentar mais uma extensão. Veja o motivo no exemplo abaixo, que é uma cadência muito comum (já estudada) para resolver em acordes menores:
II V I
| Dm7(b5) | G7(b9) | Cm |
Como o campo harmônico aqui é o de Dó menor, o segundo cadencial possui a quinta bemol (nota Ab, nesse caso). Portanto, o acorde que vai substituir esse Dm7(b5) precisa ter também a nota Ab (o acorde G7sus4 utilizado anteriormente não possui essa nota).
No caso de Sol, essa nota “Ab” é a nona bemol. Assim, precisamos acrescentar essa extensão, formando o acorde G7sus4(b9). Observe como ficou essa substituição:
| G7sus4(9b) | G7(b9) | Cm |
Legal, essa foi uma aplicação possível para o acorde suspenso (substituir o segundo cadencial).
Acorde suspenso sobre a relativa menor
Outra utilização bastante comum para o acorde suspenso é em cima do acorde de sexto grau do campo harmônico maior. Nesse contexto, o sexto grau é a relativa menor. Quando suspendemos a relativa menor, sentimos um impacto interessante, pois a sensação de “acorde menor” é muito necessária nesse acorde, afinal é nesse formato que ele possui muita afinidade com a tônica principal (I grau).
Esse “impacto” de suspendê-lo costuma ser explorado quando se deseja manter a música sem repousar, dando uma ideia de “continuidade”. Por exemplo, observe a sequência abaixo, que está na tonalidade de Mi maior:
IV V VI
| A | B | C#m |
Nesse caso, o acorde B é o quinto grau (dominante) dessa tonalidade.
Depois dele, está sendo tocado um acorde de resolução (é o VI grau, relativa menor, função tônica).
Ao deixarmos esse C#m suspenso, não teríamos mais esse mesmo repouso, observe:
| A | B | C#sus4 |
Geralmente, quando se acrescenta a quarta nesse caso, costuma-se tocar, logo em seguida, o acorde C# (ou seja, o acorde VI maior), devido ao efeito cromático gerado pela quarta justa seguida da terça maior. Esse C# poderia entrar nessa harmonia servindo de quinto grau para F#m, por exemplo:
| A | B | C#sus4 C# | F#m |
Ouça o arquivo abaixo e observe a sensação produzida:
Arquivo: acordesuspenso.gpro (é necessário ter o software guitarpro instalado para abrir o arquivo)
Nesse arquivo do Guitar Pro, nós colocamos primeiro a sequência |A | B | C#m| para você sentir o sabor da cadência natural (com resolução na relativa menor). Depois fizemos a substituição do C#m por C#sus4, seguido de C#. Continuamos essa sequência com F#m e finalizamos com E/G# (tônica invertida). Optamos por colocar o baixo em G# nessa finalização porque a música poderia voltar para A, e assim teríamos um efeito cromático no baixo (G# | A).
Existem ainda outras aplicações possíveis para os acordes suspensos, mas basicamente elas se resumem a esses princípios de modificar a sensação de um acorde menor. Quando um acorde maior é feito suspenso, o impacto não é tão forte, passando quase despercebido do ponto de vista de “sensação” harmônica.
Por isso, quando você sentir esse efeito de “suspensão” em uma música, tente identificar rapidamente qual acorde menor está sofrendo essa alteração. Geralmente será o segundo cadencial ou a relativa menor, como acabamos de ver, mas pode ser algum outro também. Esteja sempre atento!
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