Os acordes relativos nós já vimos quando estávamos estudando o assunto de escalas relativas. Nesse artigo iremos entender um pouco melhor o conceito de acorde relativo e apresentar também o conceito de acorde antirrelativo.
Os acordes relativos e antirrelativos são aqueles que possuem uma ligação forte com o acorde principal. Por exemplo, considerando o acorde C7M, seu acorde relativo é o Am7, e o antirrelativo é o Em7. Por quê? Vejamos:
- Notas do acorde C7M: dó, mi, sol, si
- Notas do acorde Am7: lá, dó, mi, sol
- Notas do acorde Em7: mi, sol, si, ré
Repare que o acorde Am7 possui 3 notas em comum com o acorde C7M (as notas dó, mi, sol), e o acorde Em7 também possui 3 notas em comum com o acorde C7M (as notas mi, sol, si). Portanto, tanto o acorde Am7 como o acorde Em7 possuem uma estreita relação com o acorde C7M, diferem por apenas uma nota.
Relativo e antirrelativo de um acorde maior
Como regra, os acordes relativos e antirrelativos de um acorde maior serão sempre menores, e para encontrá-los basta fazer o seguinte:
- O acorde relativo menor estará sempre dois graus para trás
- O acorde antirrelativo estará sempre dois graus para frente
Exemplo no campo harmônico de dó maior, utilizando o acorde C7M como referência: Am7, Bm7(b5), C7M, Dm7, Em7 –> repare que dois graus à frente de C7M está o Em7, e dois graus para trás do C7M está o Am7.
Se utilizássemos outro acorde maior como referência dentro desse campo harmônico, por exemplo, o acorde F7M, aplicaríamos a mesma regra: Dm7, Em7, F7M, G7, Am7 –> temos que o acorde relativo é o Dm7 e o antirrelativo é o Am7.
Relativo e antirrelativo de um acorde menor
A lógica nesse caso é bem parecida ao caso anterior, só que tudo será ao contrário. Como regra, os acordes relativos e antirrelativos de um acorde menor serão sempre maiores, e para encontrá-los basta fazer o seguinte:
- O acorde relativo maior estará sempre dois graus para frente
- O acorde antirrelativo estará sempre dois graus para trás
Exemplo no campo harmônico de dó maior, utilizando o acorde Am7 como referência: F7M, G7, Am7, Bm7(b5), C7M –> repare que dois graus à frente de Am7 está o C7M, e dois graus para trás do Am7 está o F7M. Ou seja, o acorde relativo maior de Am7 é C7M, e o acorde antirrelativo de Am7 é F7M.
No estudo de funções harmônicas, você poderá observar que os relativos e antirrelativos dos acordes de função forte resultam em acordes de função meio-forte ou fraca. E descobrirá também que o acorde IIIm7 pode ser considerado tanto de função tônica fraca como de função dominante fraca, afinal ele é relativo do V7 e antirrelativo do I7M.
Voltar para: Menu módulo 5