O acorde de quarto grau menor é um acorde que não pertence ao campo harmônico maior natural, pois nesse campo, o quarto grau é maior.
Dessa forma, ele atua geralmente como um acorde de empréstimo modal do modo homônimo nesse contexto, pois pertence campo harmônico menor.
Como esse acorde é muito comum de aparecer nas músicas, dedicamos um tópico específico para falar dele. Geralmente, o quarto grau menor aparece com uma sexta adicional (IVm6), pois isso produz uma sonoridade agradável a esse acorde.
Como improvisar sobre o acorde IVm6
Para improvisar em cima dele, podemos pensar no modo homônimo ou na escala menor melódica dele mesmo.
Esta segunda opção é um segredo pouco conhecido, e vamos (como sempre) explicar por que isso é possível.
Primeiramente, vamos dar nomes aos bois. Suponha que estamos na tonalidade de Dó maior e de repente aparece o acorde Fm6. Esse acorde pode ser visto com um Bb7 disfarçado. Compare abaixo:
- Notas de Fm6: F, C, D, G#
- Notas de Bb7: Bb, F, D, G#
Repare como esses dois acordes possuem 3 notas idênticas, sendo diferentes apenas na tônica. A principal semelhança aqui é que o acorde Fm6 contém o trítono de Bb7, que é formado pelas notas D e G#. Portanto, Fm6 pode ser interpretado como um dominante (nesse caso, o dominante V7 de Eb, já que Bb7 está uma quinta acima de Eb). Note também que Eb é a relativa maior de Cm.
Muito bem, já que Fm6 está atuando como Bb7, podemos utilizar a escala menor melódica uma quinta acima de Bb7 (caso não lembre desse recurso, leia o tópico “escala menor melódica“).
Mas o quinto grau de Bb7 é o próprio Fá, por isso que podemos utilizar a escala menor melódica de Fá em cima de Fm6 nesse contexto.
Vamos mostrar abaixo um exemplo no Guitar Pro de aplicação desse conceito (retirado do tópico de AEM):
Base: | C | Fmaj7 Fm6 | C |
Arquivo: IVm6.gpro (é preciso ter o software Guitar Pro instalado para baixar o arquivo)
Ouça a escala menor melódica de Fá em cima de Fm6 nesse contexto e tire suas próprias conclusões!
Observe agora a primeira parte da música “Trem das cores” de Caetano Veloso. Mostraremos apenas os acordes iniciais para provar que esse recurso de quarto grau menor realmente é utilizado:
| D D(#5) G7M | Em Gm6 |
No segundo compasso, o acorde Gm6 está atuando como IVm6, pois a tonalidade é Ré maior.
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