Acordes de aproximação cromática são acordes localizados um semitom acima ou abaixo do acorde que se deseja resolver, possuindo a mesma estrutura que este. Por exemplo, na sequência Dbm7 – Dm7, o acorde Dbm7 possui a função de aproximação cromática. Esse tipo de acorde costuma ter curta duração no compasso, servindo apenas como “passagem” para o próximo acorde. Observe a seguinte cadência:
| Dm7 G7 | Em7 A7 | Dm7 Db7 | C7M |
Acrescentando acordes de aproximação cromática, essa progressão poderia ficar:
| Dm7 Ab7 G7 Fm7 | Em7 G#7 A7 Ebm7 | Dm7 D7 Db7 B7M | C7M |
SubV7 como acorde de aproximação cromática
Repare que, em alguns casos, o acorde subV7 pode ser visto como um acorde de aproximação cromática (quando o acorde que vem depois dele possui o mesmo formato, por exemplo: G#7 – A7).
Porém, o acorde subV7 não deve ser encarado somente como um acorde de aproximação cromática nessas situações, afinal ele é um acorde dominante que serve de substituto do quinto grau (V7), pelas razões que demonstraremos em outro tópico. Dizer que ele possui apenas função cromática seria limitar o seu real sentido.
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