O que são oitavas?
Provavelmente você já ouviu falar os termos “uma oitava acima” ou “uma oitava abaixo”. Mas o que significa isso?
Dizer que uma nota está uma oitava acima significa dizer que a nota é a mesma, porém ela está em uma região mais aguda do instrumento.
Imagine um piano. Nele, as teclas da esquerda são mais graves do que as teclas da direita. Se você for apertando as teclas brancas, partindo de dó, da esquerda para a direita, vai seguir a sequência: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó…continuando nesse ciclo até terminarem as teclas do piano.
Como as notas vão ficando mais agudas, fica fácil de perceber que o próximo dó será mais agudo que o anterior. Sempre que se termina um ciclo e a nota volta a ser dó, completa-se uma oitava.
Repare que “si” é o 7º grau de dó (confira nossa apostila completa de teoria musical para entender isso bem), fazendo com que Dó seja o oitavo grau. Por isso o nome “oitava”.
Usamos aqui o exemplo de Dó, mas isso é válido para qualquer nota, desde que se comece e termine na mesma nota. Se partíssemos de Ré, fecharíamos uma oitava quando chegássemos à Ré novamente.
A mesma lógica pode ser aplicada para uma oitava abaixo, onde o som fica mais grave.
Intervalo de uma oitava
Como a música ocidental possui 12 notas (12 semitons), podemos concluir que uma oitava compreende a distância de seis tons. Confira abaixo como em 6 tons retornamos à nota de origem:
Apenas a título de curiosidade, os pianos geralmente possuem cerca de 7 oitavas.
Caso você ainda não saiba, nós do Descomplicando a Música temos um canal no Youtube onde postamos aulas descomplicadas sobre teoria musical. Clique aqui para se inscrever e aprender mais.
Ir para: Acorde
Voltar para: Menu Módulo 2