Feeling é um termo em inglês que significa “sentimento”. No ramo da música, dizemos que o instrumentista tem feeling (abreviatura de feeling musical) quando ele consegue colocar sentimento naquilo que está tocando.
O feeling na prática
Esse sentimento pode ser tanto uma expressão técnica (execução perfeita de técnicas bem colocadas que mexem com nossas sensações e emoções), como pode ser uma colocação adequada de notas (sentimento provocado por melodias agradáveis).
Resumindo, feeling é o que diferencia um músico de um robô, pois um robô pode ser programado para tocar inúmeras notas por segundo, mas ele próprio não tem expressão ou criatividade na música.
A escolha adequada das notas e das técnicas depende do contexto e do clima que a música está impondo.
Velocidade x Feeling
Muitos dizem que tocar rápido é sinônimo de não ter feeling, mas isso não é verdade. O feeling não está preso a nenhum padrão de velocidade, escalas ou estilos. Acima de tudo, feeling é algo muito pessoal e está ligado à emoção.
Por isso, a própria definição de feeling vai depender do gosto pessoal do ouvinte e do seu estado emocional no momento da execução do trecho musical.
Evidentemente, quanto mais conhecimento de teoria musical o instrumentista tiver, mais opções e ideias ele vai ter para surpreender e mexer com as emoções das pessoas. O site Descomplicando a Música está aqui para ajudar você a explorar esse potencial.
Acompanhe nossas videoaulas exclusivas inscrevendo-se em nosso canal.
Ir para: Acidente musical
Voltar para: Termos musicais