A escala hexafônica, ou escala de tons inteiros, é uma escala formada pela sequência: tom – tom – tom – tom – tom – tom.
Não é à toa que se chama “escala de tons inteiros”, não é mesmo?! Afinal todas as notas possuem 1 tom de distância entre si.
Note também que essa escala possui 6 notas, então o nome “hexa” também faz sentido! Vamos ver como fica a escala hexafônica de Sol, aplicando essa sequência (observe também os graus acima das notas):
1M 2M 3M 4A 5A 6A
C, D, E, F#, G#, A#
Desenho da escala hexafônica
Legal, mas você está interessado em saber para que serve essa escala e onde você pode utilizá-la! Então vamos ao que interessa:
Como usar a escala de tons inteiros
A escala hexafônica pode ser aplicada em cima dos acordes dominantes. Para isso, basta tocar a hexafônica do próprio dominante em questão. Por exemplo: na progressão Am7 | G7 | C, podemos tocar a escala hexafônica de Sol em cima de G7.
Legal, falaremos mais alguns detalhes em seguida, mas é bom você saber que a escala de tons inteiros não é tão utilizada como as escalas diminuta, menor harmônica ou menor melódica. Sua sonoridade não é tão “aclamada” como essas outras escalas; alguns músicos gostam mais, outros menos, e você é quem vai decidir quando vale a pena ou não aplicá-la.
Nossa dica é que, quando você for utilizar, procure tocar essa escala em cima dos dominantes alterados. Por quê?
Bom, como já vimos, a escala hexafônica possui quarta e quinta aumentadas, além de uma sétima menor. O dominante V7 já possui uma sétima menor, então a hexafônica gera em cima dele duas alterações (quarta e quinta aumentadas). Quando o dominante já possui alguma dessas alterações, a hexafônica soa melhor ainda, certo? Então está aí o motivo!
No próximo tópico, falaremos um pouco mais de escala hexafônica, fazendo uma relação com um modo grego especial e mostrando exemplos de aplicação. Não deixe de conferir!
Em breve mostraremos também em videoaulas como utilizar a escala pentatônica. Inscreva-se em nosso canal para não perder nenhum vídeo.
Ir para: Modo lídio dominante x Hexafônica
Voltar para: Menu Módulo 10